sexta-feira, 25 de maio de 2012

Obra


Inveja e Gratidão - Neste livro a autora introduz a sua teoria da inveja primária. Descreve o conflito entre a inveja e a gratidão infantis e investiga a sua influência nos desenvolvimentos posteriores.
(fonte: livraria cultura)

Amor, culpa e reparação - Este livro apresenta o trabalho e as ideias de Melanie Klein entre 1921 e 1945. Os primeiros artigos mostram sua preocupação com o impacto das ansiedades do bebê no desenvolvimento da criança. Ela traça as suas influências sobre a criminalidade e a psicose infantil, a formação de símbolos e a inibição intelectual, assim como o desenvolvimento inicial da consciência. Os últimos artigos, sobre a psicogênese dos estados maníaco-depressivos, representam uma contribuição para a compreensão do desenvolvimento do bebê na segunda metade do primeiro ano de vida. No artigo final, sobre o complexo de Édipo, Klein desenvolve as suas teorias sobre os primeiros estágios do desenvolvimento do bebê.
(fonte: livraria cultura) 

A psicanálise de crianças - Em seu consultório particular, onde atende crianças e pais há mais de três décadas, a psicanalista argentina Alba Flesler não vê os pequenos como seres imaturos. Para ela o objeto da psicanálise não é a criança, nem o adulto, nem a conduta, nem a personalidade do paciente e sim o sujeito – um sujeito que não tem idade, mas tempos. “Porque essa distinção entre crianças e adultos parece limitada, prefiro distinguir tempos do sujeito, que de forma alguma se reduzem à cronologia ou à idade”, explica a autora.

Esse modo de pensar a criança traz importantes consequências para a clínica, tanto na concepção do sintoma quanto no ato do analista. É o que Flesler mostra nesse livro, no qual detalha, por meio do relato de casos, o quanto as contribuições teóricas de Lacan foram decisivas para a prática psicanalítica com crianças. A autora reflete ainda sobre as potencialidades e os limites dos brinquedos e dos jogos apresentados aos pacientes durante as sessões e sobre o momento adequado para chamar os pais a dividir o divã com o filho.
(fonte: site da editora Zahar) 

Narrativa da análise de uma criança - Todas as fases do tratamento de um menino, que pela excepcional sensibilidade das interpretações da analista, serviu a ela de modelo para seu procedimento analítico. 
(fonte: site da editora Martins Fontes)


Você encontra alguns desses livres aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário